A questão do Canil Municipal de Beja é uma questão muito sensível para mim, enquanto cidadão, Médico-Veterinário e colaborador do Cantinho dos Animais.
Tenho seguido com atenção tudo o que se tem passado nos últimos dias e estou a par da situação ocorrida no final de Março em que foram eutanasiados 16 animais.
Em relação a esta situação e a tudo o que já vi escrito e dito pelos nossos governantes e cidadãos, gostaria de acrescentar alguns pontos que considero úteis:
- Não censuro as eutanásias, pois elas, não sendo a solução ideal, são a solução possível face aos recursos limitados, em termos de alojamento, alimentação e carinho de que cada animal necessita. Em suma: é um facto (triste) que o número de animais abandonados excede largamente a capacidade de acolhimento da Câmara e Cantinho dos Animais.
- Eu já fiz eutanásias a animais abandonados, a pedido do Cantinho dos Animais e do Múnicipio de Beja, numa altura em que C.dos A. teve de abandonar as instalações do Canil Municipal, para ocupar um espaço anexo, cuja lotação era significativamente inferior à anteriormente ocupada.
- Quanto a mim, o cerne da polémica actual não é o facto de serem realizadas eutanásias no Canil Municipal, mas sim o como são realizadas. É esse assunto que falta aclarar e gostaria bastante de ver esclarecida essa situação por parte dos responsáveis autárquicos. É a esta questão que o Sr. Presidente deveria responder. Obviamente que pode dizer que o métodos/técnicas utilizados na prática da eutanásia veterinária não são do seu conhecimento. No entanto não me parece que possa furtar-se à responsabilidade de averiguar dos mesmos, quando existem suspeitas de que as práticas utilizadas no múnicipio que dirige não serem correctas nem aceitáveis. E certamente que o Sr. Presidente não gosta de ver a "sua" cidade ser falada nacionalmente por motivos tão negativos. Já agora, o animal que refere na entrevista radiofónica, que estava na rotunda do Bejaparque Hotel, que teria sido adoptado e depois, voltou para lá( o sr. Presidente sugeriu que teria sido novamente abandonado), está em casa da sua nova "protectora" e tem recebido carinho que provavelmente nunca teve. É no entanto,um animal muito assustado e foi por isso que,numa fase inicial fugiu e se dirigiu para o único sítio que considera sua casa - a rotunda.
- As eutanásias podem e devem ser realizadas despertando o mínimo de ansiedade possível nos animais e deve ser administrada rapidamente por via endovenosa estrita. Qualquer extravasão do fármaco para os tecidos subcutâneos é extremamente dolorosa para o animal. Quanto a mim, a injecção intra-cardíaca apenas é deontológicamente aceitável quando não é tecnicamente possível obter acesso endovenoso e quando o animal se encontre em estado comatoso e portanto (supostamente) sem consciência da dor.
- Uma última palavra de apoio à acção continuada do Cantinho dos Animais em prol dos animais abandonados do nosso concelho. Lutam com dificuldades financeiras e humanas (falta de voluntários) imensas e desempenham um papel social importantíssimo. Acolhem nas suas instalações animais abandonados na via pública, resgatados de maus tratos e negligências ignóbeis e muitas vezes até têm de suportar custos de tratamentos veterinários que os donos dos animais se recusam a fazer. Durante toda a sua existência enquanto associação em prol da protecção e bem-estar animal, desempenharam por inúmeras vezes papéis que seriam da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal, socorrendo animais atropelados na via pública, a qualquer hora do dia ou da noite. Faço pois votos para que a acção benemérita desta Associação seja levada em conta pela autarquia e pela população em geral e que não sofram de qualquer represália por terem tido a coragem de alertar para esta situação, pondo em xeque a entidade que os apoia financeiramente e em termos de espaço físico.
De
nikonman a 13 de Maio de 2007 às 00:54
Brilhante!
Vou destacar.
De Wiseman a 13 de Maio de 2007 às 10:04
Subscrevo...
De PATRICIA OLIVEIRA a 23 de Maio de 2007 às 11:09
ADOREI O COMENTARIO,PARABÉNS
ADOREI O COMENTARIO DO SR.DOUTOR,
PARABÉNS PELAS SUAS PALAVRAS FANTASTICAS.!!!
De
pedromac a 14 de Maio de 2007 às 14:08
Pela importãncia do que escreveu,pois até agora ninguém com responsabilidades nas práticas do canil Municipal veio dar a cara, para justificar a crueldade praticada.Coloquei no meu Blog que tem estado a acompanhar este caso um link para o "Tem Avondo"
Agradeço a forma clara como o fez.
Pedro Macieira
Rio das Maçãs
http://riodasmacas.blogspot.com
De
greentea a 14 de Maio de 2007 às 22:39
achei muito importante o teu depoimento, como veterinário e como pessoa conhecedora da realidade do Cantinho!!
Vou fazer um link para dar a conhecer.
Umabraço
De inconformado a 15 de Maio de 2007 às 00:06
Meu caro amigo, palavras mais correctas e profissionais com a sensibilidade demonstrada por quem conhece e adora o que faz não encontro e mais palavras para que?
Muito obrigado pelo teu comentário e explicação.
..."e que não sofram de qualquer represália por terem tido a coragem de alertar para esta situação, pondo em xeque a entidade que os apoia financeiramente e em termos de espaço físico."
Eu também faço votos. Mas dúvido. Antes que surjam as represálias, não seria má ideia avançar-se com uma petição em forma de abaixo assinado, de modo fazer sentir a esses senhores que a chamada "sociedade civil" tem peso.
De
nikonman a 19 de Maio de 2007 às 00:19
Eu não tenho dúvidas de que o súbito silêncio se deve às ditas pressões. Posso estar enganado, mas não me parece,
De hecho, no hay como entender que haya gente que no hace nada y todavía condemna a los que hacen el bien por los seres más desprotejidos.
Estoy de acuerdo que podemos ayudar con peticion es. Gracias por alertarnos.
De Laura a 1 de Junho de 2007 às 10:57
Bom dia, hoje nãos sei porquê deu-me para vir espreitar ao Tem Avondo . Aos séculos que não o fazia...Estranho...tinha mesmo que vir dar com esta mensagem sobre a eutanásia ...Em Outubro tive que tomar uma decisão, o nosso amiguinho de 4 patas, Enarque , o gato mais famoso das redondezas, entrou em coma. 15 anos que nos dedicou. Embrulhei-o numa toalha e levei ao colo até ao veterinário . Tinha ligado de manha para lhe pedir conselho. Entrei no consultório , pousei o meu amiguinho na mesa de observações, foi auscultado com carinho, não havia outra solução. Deixava o meu gatinho assim sem saber se sofria ou não? Impossível . Tomamos a decisão da eutanásia . Uma primeira injecção para o "adormecer", passado um cero tempo uma segunda injecção. E eu ali, a falar para ele, agradeci-lhe o tempo que partilhou connosco, as arranhadelas que nos deu, as patadas e até o despotismo, tudo o que dele fez "uma pessoa" que nunca esqueceremos. Esperei até que o veto me dissesse : o seu amiguinho já não está connosco. Sai dali a chorar. Tinha acabado de acompanhar uma pessoa da minha família ao seu ultimo destino terrestre. Para mim é assim que vejo os nossos companheiros animais. Decisões importantes, temos que as tomar seja com seres humanos ou animais, sem nunca esquecer que é uma vida, e nunca esquecer que carinho e dedicação não são o apanágio do ser humano. Boa continuação André, amiguinho dos animais...
De
greentea a 14 de Junho de 2007 às 09:09
LI ALGURES NA NET QUE O cANTINHO DOS aNIMAIS TINHA SIDO EXPULSO DAS INSTALAÇÕES CAMARÁRIAS QUE LHE ERAM CEDIDASATÉ AQUI.
rAZÕES ??
A VETERINARIA DO CANIL MUNICIPAL RESPONDEU ÀS QUESTÕES Q LHE FORAM POSTAS ? DEIXOU DE ESTAR EM FUNÇÕES? OS ANIMAIS Q VÃO PARAR AO CANIL MUNICIPAL CONTINUAM A SOFRER O MESMO TRATAMENTO?
ALGUEM SABE RESPONDER A ESTAS QUESTOES?
De marta bica a 29 de Junho de 2007 às 20:53
em 1º lugar kero dar os parabens a todas as voluntarias do cantinho, eu tb adotei um caisinho chamado pirulito k ja tive de mandar abater derivado as duenças k ja tinha , até cheguei a ir com ela a tv e falar no cantinho. por isso voces lutem contactem a tv para vos ajudar talvez o presidente se envergonhe fiquem bem e deem muito amor a esses animais...................
De
zig a 3 de Julho de 2007 às 00:50
O Pirolito já morreu? Que triste! Pois, fomos com ele à TV....
De Anónimo a 16 de Julho de 2007 às 18:41
Jantar da Associação Cantinho dos Animais de Beja
Sexta-feira – 20 de Julho
Pelas 20.30 horas
Restaurante “Manjar do Rei”
(Centro Comercial D. Manuel I, perto do “Jardim de Bacalhau”)
Marcações: No próprio restaurante ou pelo tlm 934454683
Custo do Jantar: 11€ por pessoa. Inclui: Entradas, dois pratos (carne e peixe), bebidas (excepto bebidas brancas e garrafas), café e sobremesa.
Nota: No acto da inscrição é necessário deixar um sinal de 5€.
Mais informações: 967788295
Contamos com a vossa presença!
Comentar post