Expressão muito alentejana que significa "basta" ou "já chega". Espaço de liberdade. Galeria de arte pública.

.Ultimamente...

. Se quiserem...

. O verdadeiro amigo está s...

. Onde pára esta sangria?

. Pequim(ninos)

. No fundo, no fundo...

.Sótão

Segunda-feira, 22 de Março de 2004

Os "ataques" e o "terrorismo"

g5tgb7u59.jpg
Esta noite foi assassinado o Sheik Ahmed Yassin, líder da organização palestiniana Hamas e referência espiritual de muitos Palestinianos. Não me ocorre sequer fazer um elogio póstumo a um homem que incitou o "seu" povo a uma luta violenta contra a ocupação israelita e cuja conduta nunca foi exemplo para ninguém.
O direito à resistência do povo Palestiniano perde-se na sua opção de luta violenta e na lógica de atentados contra civis.
Não pretendo discutir hoje a quem assiste a razão. Embora a cadeira de rodas em que se deslocava pudesse despertar alguma compaixão, o homem era um assassino... E agora é um mártir.
Deixo apenas a dúvida que me persegue há algum tempo e que vi hoje reforçada: Como se classificam estes actos de violência? Quais são os critérios para denominar um determinado acto como "terrorismo" ou como "ataque"? O facto de uma bomba sair de um helicóptero Apache e não de um cinto bomba de um suicida impede que se chame aos seus efeitos destrutivos acto de terrorismo? É certo, o atentado de hoje não matou civis, mas outros mísseis dos mesmos helicópteros já o fizeram e nunca vi nenhum acto de violência por parte dos israelitas denominado de terrorismo. Afinal o que é que distingue estes "ataques" do "terrorismo"? O orçamento disponível em cada lado?

publicado por Andre às 17:58
link do post | favorito
De Anónimo a 23 de Março de 2004 às 00:57
pois no dia em que se devia ter comemorado o dia mundial da água e sériamente debatido a importancia vital de aguá, quer na quantidade, quer na qualidade, e admitir, a poluição e degradação deste vital recurso natural e as televisões do mundo, obviamente, porque sangue e terror, são mais vendáveis que vida e paz. Bom, não querendo dizer muito, logo se vê, porque por agora, é preciso começar a mandar vir caixões, ou abrir valas comuns.

É preciso muita paciencia para esta humanidade, enfim...boa semana!Luis Dinis
</a>
(mailto:)
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.