Expressão muito alentejana que significa "basta" ou "já chega". Espaço de liberdade. Galeria de arte pública.

.Ultimamente...

. Se quiserem...

. O verdadeiro amigo está s...

. Onde pára esta sangria?

. Pequim(ninos)

. No fundo, no fundo...

.Sótão

Terça-feira, 25 de Maio de 2004

ANIMATU 04 - CINEMA DE ANIMAÇÃO NA BEJALTERNATIVA

ANIMATU 04.doc.JPG

24, 25 e 26 Junho - 2004 - BEJA - Parque de Feiras e Exposições
18 h * 23 h

Inserida no festival Bejalternativa, com o patrocínio da Câmara Municipal de Beja – Pelouro da Juventude e o apoio de Delta Data – soluções informáticas, Lda e Cinanima.


Porquê a ANIMATU?

Desde o seu aparecimento que o cinema de animação sempre nos fascinou. Com ele não temos limites e tornamos o impossível em real: carros a voar, pedras a falar, ou mesmo fazer um cão o melhor amigo de um rato. Enfim... o limite é a nossa imaginação. Em 1986, a Pixar Animation Studios produziu "Luxo Jr.", a primeira curta-metragem de animação digital a ser nomeada para o Oscar de Melhor Curta-Metragem Animada, mas foi a partir de “Toy Story”, também da Pixar, que a animação digital se popularizou. Quer se use a tecnologia digital apenas para captura e montagem do filme, quer se crie totalmente desta forma, a sua utilização permite que qualquer pessoa que queira contar uma história recorrendo ao cinema de animação o possa fazer, usando apenas o seu computador pessoal. Deixemos então fluir essa criatividade.

Luis Dinis / Marco Taylor - Animatu


PROJECÇÃO DE FILMES

Estes serão alguns dos filmes a ser projectados, em que o computador foi, em parte ou na totalidade, a técnica usada na sua realização:

- Au Premier Dimanche dAoût

- Let's Play

- The Sexual Life of Fireflies

- Daddy and I

Antes da abertura ao Público em geral às 18 horas, os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo terão também a oportunidade de ver cinema de animação, alguns ainda produzido da forma tradicional, fomentando-lhes o gosto por esta arte.

ANIMATU WEB

O aumento do número de utilizadores e da velocidade de ligação tornou a Internet o veículo de divulgação mais fácil do cinema de animação. Como o tamanho do arquivo é ainda uma barreira a considerar, as animações são normalmente pequenas, mas podem ser igualmente criativas.

Estarão disponíveis 5 computadores com as mais variadas animações 2D e 3D, vindas de vários países. Destaque para “The Incredible Invasion of the 20,000 Giant Robots from Outer Space” que demorou um ano a ser produzida e é a primeira e única animação imagem a imagem 3D estereoscópica/CGI (Computer Generated Imagery).

ANIMATU ESCOLAS

Também o cinema de animação auxiliado por computador está a ser abordado nas nossas escolas do Ensino Básico e Secundário. Poderemos ver algumas animações por eles realizadas, vindas de várias partes do país.

ANIMATU FORMAÇÃO

Animação em Flash MX. Este programa da Macromedia é o software eleito pela maioria dos animadores e web designers. Formador: António Silva * dia 26 * 10h - 12h / 14h - 17h * sala de Internet da Casa da Cultura * limite de inscrições: 14 * pré-requisito: noções de Flash MX * inscrições e informações pelo telefone 284 313 310 * certificado de participação.

Programa:

Parte da manhã: 1- Exibição de pequenas animações em Macromedia Flash. 2- Explicação da interface do Macromedia Flash MX (os painéis e funções mais relevantes para a animação). 3- Apresentação detalhada de vários exemplos. 4- Princípios e efeitos básicos para animar em Macromedia Flash MX. 5- Explicação pormenorizada das técnicas usadas nos exemplos que foram apresentados no ponto 3. 6- Espaço para dúvidas e questões. Parte da tarde: 7- Realização de exercícios práticos. 8- Visualização dos trabalhos dos alunos. 9- Finalização e publicação dos projectos em Macromedia Flash MX. 10- Espaço para dúvidas e questões. 11- Curiosidades (Bugs).

ANIMATROPE

Máquina virtual de animação Um software didáctico para a aprendizagem e expressão da imagem em movimento. Formador: Sérgio Nogueira * dia 24 * 10h – 12.30h / 14h - 17h * sala de Internet da Casa da Cultura * limite de inscrições: 16 * destinatários: professores da área artística e outros profissionais relacionados com as artes digitais * inscrições e informações pelo telefone 284 313 310 * certificado de participação.

PROGRAMA - Parte I 10,00 / 12,30 – Design e conceito da aplicação · Conceito da aplicação – Didáctica da Imagem em Movimento · Arquitectura do sistema · Concepção e desenvolvimento – Design participado por crianças Parte II 14,00 / 17,00 – Exploração livre do software. · Realização de animações livres · Criação de um projecto de animação colectivo Animatu Oficina O cinema de animação é possível devido ao fenómeno da “persistência da visão”, em que o olho humano retém a projecção da imagem por uma fracção de segundo antes de ser substituída por outra. Criamos então o movimento mostrando rapidamente uma série de imagens, iludindo assim o nosso cérebro.


ANIMAÇÃO LIVRE

Existem formas muito simples de fazer animação. Os GIFs animados são a maneira mais fácil de o fazer recorrendo à tecnologia digital, mas com apenas uma caneta e um pedaço de papel também podemos animar. Haverá um espaço, onde livremente, poderás criar uma dessas animações. O lema é: cria e deixa para os outros verem.

ANIMAÇÃO IMAGEM A IMAGEM

Embora um pouco mais complicado e demorado, convidamos-te a fazer connosco uma pequena animação digital onde tu és o protagonista. No final poderás levar a tua animação em CD.
publicado por Andre às 22:23
link do post | comentar | favorito

.Andrei

.Busca!

 

.Compadres

.Visitantes

free counter