Expressão muito alentejana que significa "basta" ou "já chega". Espaço de liberdade. Galeria de arte pública.

.Ultimamente...

. Se quiserem...

. O verdadeiro amigo está s...

. Onde pára esta sangria?

. Pequim(ninos)

. No fundo, no fundo...

.Sótão

Sexta-feira, 4 de Junho de 2004

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE - 5 DE JUNHO

Os ritmos actuais de destruição do nosso planeta são actualmente tão alarmantes que ninguém parece querer acreditar neles e talvez por esta razão, quase todos fazemos tábua rasa deste assunto. Está para breve a projecção do novo filme que assentam sobre as possiveis consequencias das alterações climáticas e talvez então, este permita ir despertando gradualmente o "mundo" para uma realidade a acontecer a curto prazo. Enquanto discutimos o terrorismo como ameaça global do planeta, esquecemo-nos da verdadeira ameaça à sobrevivência e ao êxito da nossa e demais espécies. Amanhã comemora-se o Dia Mundial do Ambiente e o Grupo de Ambiente da Casa da Cultura de Beja e Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, pretendem amanhã demonstrar que não fazem parte de uma maioria silenciada e que apesar desta data não ser relembrada com a devida importância que lhe devia ser confiada, iremos assinalar esta data recordando aos utilizadores da Biblioteca, que há um vastíssimo conhecimento sobre matéria ambiental que deve ser procurado afim de inverter a verdadeira crise do nosso século.




ATENÇÃO



“HOMO CONSUMATUS”

CONSUMA EM CONSCIÊNCIA




Prefira madeiras nacionais
“Em 2002, Portugal foi um dos maiores importadores europeus de madeiras tropicais (toros, madeira serrada, folheados e contraplacados), sobretudo de países como o Gabão, o Congo (Brazaville), Camarões, Libéria, República Democrática do Congo e Brasil. Apesar disso, os consumidores portugueses de madeira e dos seus derivados desconhecem que parte dessa madeira tem origem ilegal e destrutiva, razão pela qual a Quercus se associou à Campanha Internacional do Greenpeace contra a importação de madeira tropical ilegal.”




Peça certificados nas lojas dos animais de estimação
“No cenário mundial do comércio ilegal de fauna e flora silvestres, o Brasil está entre as nações que mais exportam animais e plantas. Estima-se que a cada ano, cerca de 12 milhões de animais silvestres sejam retirados das matas brasileiras e vendidos ilegalmente a países como Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, entre outros. Tendo em vista tratar-se de um comércio ilegal, é difícil calcular o quanto este tráfico movimenta por ano no mundo. Especialistas que actuam no combate a essa prática arriscam uma cifra: U$ 10 biliões. Depois do tráfico de drogas e armas, o contrabando de animais representa o maior negócio ilícito praticado no mundo.”




Não limpe o seu jardim com jacto de água
“Embora a água seja a substância mais abundante do nosso planeta, especialistas e autoridades internacionais alertam para um possível colapso das reservas de água doce, a qual está se tornando uma raridade em diversos países. A matemática é simples: a quantidade de água no mundo tem permanecido constante nos últimos 500 milhões de anos, enquanto cada vez mais pessoas utilizam água da mesma fonte. A procura aumenta, mas a oferta permanece inalterada. Em 24 anos, 1/3 da população da Terra poderá ficar sem água, se não forem tomadas medidas urgentes.”




Exija sacos de papel reciclado nos seus locais habituais de compra
“Produzir papel reciclado é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais. Essa é uma nova postura na sociedade, preocupada em reaproveitar materiais já utilizados. Jogar os restos no lixo já não é mais solução, pois o preço para se desfazer do lixo é alto e há também um grande susto social na manutenção de lixeiras.
O papel reciclado é feito a partir de papel já utilizado. Poupando algumas árvores e muita poluição, algumas empresas conseguem produzir hoje papel reciclado em grande escala. Mas para isso é fundamental a coleta seletiva, pois para ser reutilizado o papel precisa ser separado dos demais tipos de lixo.”





UM MUNDO MELHOR DEPENDE TAMBÉM DE SI






publicado por Andre às 23:22
link do post | comentar | favorito

.Andrei

.Busca!

 

.Compadres

.Visitantes

free counter