Expressão muito alentejana que significa "basta" ou "já chega". Espaço de liberdade. Galeria de arte pública.

.Ultimamente...

. Se quiserem...

. O verdadeiro amigo está s...

. Onde pára esta sangria?

. Pequim(ninos)

. No fundo, no fundo...

.Sótão

Sexta-feira, 16 de Julho de 2004

Vendo a si mesmo


- Quando olhar os seus companheiros, procure ver-se a si mesmo - disse o mestre japonês Okakura Kakuso.
- Mas isto não é uma atitude egoísta? - questionou um discípulo. - Se ficarmos preocupados conosco, jamais veremos o que os outros tem de bom para oferecer.

- Oxalá sempre conseguíssemos ver as coisas boas que estão à nossa volta – contestou Kakuso. – Mas na verdade, quando olhamos o próximo, estamos apenas procurando defeitos. Tentamos descobrir a sua maldade, porque desejamos que seja pior que nós. Nunca perdoamos quando nos ferem, porque achamos que jamais seríamos perdoados por ele.

Conseguimos feri-lo com palavras duras, afirmando que dizemos a verdade – quando estamos apenas tentando ocultá-la de nós mesmos. Fingimos que somos importantes, para que ninguém possa ver a nossa fragilidade.
“Por isso, sempre que estiver julgando o seu irmão, tenha consciência de que é você quem está no tribunal.”
publicado por Andre às 23:37
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Anónimo a 20 de Julho de 2004 às 21:48
Doissssssssss
</a>
(mailto:)
De Anónimo a 20 de Julho de 2004 às 19:18
Hum
</a>
(mailto:)
De Anónimo a 20 de Julho de 2004 às 10:11
Claro que é!Enfim para mim é.Tenho um prazer imenso descobrindo, ou confirmando que o que vejo de bom nas pessoas não é engano da minha tendência, que dizem por vezes tonta, de pensar que todos são bonzinhos.Mas não esqueças uma coisa, nem tudo o que parece é.Eu tenho uma bola de cristal, e é raro enganar-me.Conheço pessoas que são verdadeiros tesouros.Isto é para um cusquinho ;))))
Agora, tb há muita gente que, fogo, nem ao longe!Vamos acabar por constituir castas : os bons, os mais ao menos, e os maus.Onde nos vamos situar? Tou a brincar, ok?
Porta-chaves
</a>
(mailto:)
De Anónimo a 20 de Julho de 2004 às 03:51
Para mim, conseguir ver SEMPRE o que há de bom nos outros e reduzir ao mínimo essas situações a que chamas "deslizes" ainda é algo que não me sai naturalmente e exige esforço diário. Entendo que a nossa educação está contra nós e a luta consiste em tentar reverter alguns paradigmas de comportamento que nos rodeiam por todos os lados. No entanto, não há dúvida que a consciência da necessidade da mudança é o passo principal e que tentar exaltar o que há de bom em tudo o que nos rodeia tem como último resultado uma sensação de prazer, que no fundo é aquilo que todos procuramos, não é?André
(http://temavondo.blogs.sapo.pt)
(mailto:andre.claudio@mail.pt)
De Anónimo a 18 de Julho de 2004 às 17:56
Sem duvida!Infelizmente acho que da muito mais prazer a muita gente tentar descobrir o que os outros têm de mal, que o que podem ter de bom.Eu sou um cadito anormal, prefiro ver, com dificuldades as vezes, o que ha de bom, porque egoistamente é uma coisa de que me nutre.Mas...mas...a perfeição nao sendo deste mundo todos por vezes deslizamos e acabamos, nem que seja por uns instantes, por sermos como aqueles que "criticamos".Errar é humano o essencial é tirar lições dos nossos erros.Porta-chaves
</a>
(mailto:)
De Anónimo a 18 de Julho de 2004 às 09:23
A última parte da parábola fala sem duvida sobre isso. No entanto, a parte que considero mais importante é aquela em que somos aconselhados a olhar para os outros em buscas das suas virtudes , ao invés de procurarmos um defeito que nos leve a não lhe dar importância, minimizar o seu discurso ou maldizer. Esta atitude está, na minha opinião, muitas vezes presente nas conversas que travamos e é um grande obstáculo ao nosso bem estar e equilíbrio, não achas?André
(http://temavondo.blogs.sapo.pt)
(mailto:andre.claudio@sapo.pt)
De Anónimo a 18 de Julho de 2004 às 08:32
Não conhecia...mas se aplicarmos o seguinte : " não faças aos outros o que não queres que te façam...", o resultado não sera o mesmo?
Porta-chaves
</a>
(mailto:)

Comentar post